Bem, depois de ver como cavar um buraco, vamos ver como saltar por cima dele antes que o rinoceronte que está correndo desembestado atrás de ti te chifre.
Venho neste tópico propor uma versão mais enxuta da regra de salto. Que segue a mesma progressão da original, mas retorna os valores em metros e é mais fácil de decorar.
(O valor padrão que vamos adotar para o salto é você correndo todo o seu deslocamento básico (DB) antes de saltar. E com os valores restantes calculados a partir daí).
Obs¹.: Arredonde para baixo após cada divisão, não somente no final do cálculo.
Cálculo Alternativo de Salto:
O novo valor passa a ser o Deslocamento Básico + 1 de bônus a cada +5 de DB acima de 1.Ou seja:
De DB 01 a 05, SALTO = DB
De DB 06 a 10, SALTO = DB+1
De DB 11 a 15, SALTO = DB+2
De DB 06 a 10, SALTO = DB+1
De DB 11 a 15, SALTO = DB+2
Etc.
1 - Correndo:
Distância do salto (em metros) = DB + Bônus
Altura do salto (em cm) = distância do salto x 25 (ou distância do salto /4 sem arredondar, para obter o valor em metros)
2 - Parado (Se não correr antes de saltar):
Distância do salto (em metros) = (DB/2) + (Bônus/2)
Altura do salto (em cm) = distância do salto x 25 (ou distância do salto /4 sem arredondar, para obter o valor em metros)
2.1 - Se correr pouco:
Se o personagem não correr todo o deslocamento antes de saltar, Some a Distância Percorrida antes do salto (em metros) ao Deslocamento Básico e use este valor no lugar do DB como se fosse um salto sem correr, calculando inclusive o bônus com base nesse novo valor.
Distância do salto (em metros) = (DB+DP)/2 + (Bônus/2)
Altura do salto (em cm) = distância do salto x 25 (ou distância do salto /4 sem arredondar, para obter o valor em metros)
Distância do salto (em metros) = (DB+DP)/2 + (Bônus/2)
Altura do salto (em cm) = distância do salto x 25 (ou distância do salto /4 sem arredondar, para obter o valor em metros)
3 - Despreparado:
Se estiver em combate e, além de não poder correr, também não puder se preparar pro salto, divida esse valor por 2 e arredonde para baixo novamente.
Distância do salto (em metros) = [(DB/2) + (Bônus/2) ]/2
Altura do salto (em cm) = distância do salto x 25 (ou distância do salto /4 sem arredondar, para obter o valor em metros)
E é isso.
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Bem, aqui, mais uma vez, o sistema de medidas imperial usado na versão original americana vem nos atrapalhar um pouco.
No original os cálculos estão em polegadas (para salto em altura) e em pés (para salto à distância). O que é até meio estanho, já que se mede a maioria das coisas em jardas (e a conversão adotada oficialmente pelo sistema é de 1 jarda = 1 metro). Nos facilitaria muito se a regra original estivesse em jardas, mas fazer o que?
Bem, nessa regra a conversão da Devir não está errada. Não de todo, ao menos.
Na regra original de salto em distância, o cálculo é de 2 x Deslocamento Básico (DB) - 3 pés.
Como 1 pé = 30 centímetros, a tradução foi de 60 x DB - 90 centímetros.
Contudo, no original, temos a conversão de que 3 pés = 1 jarda e 1 jarda = 1 metro.
Então, uma conversão mais amigável seria: (DBx0,6) - 1m.
Ou seja, 60% do Deslocamento Básico menos 1 metro.
Isso vai nos dar valores inteiros, ao menos nos múltiplos de 5.
Com essa pequena correção se nota uma relação entre o salto em distância e o salto em altura que existe no original (embora não seja imediatamente óbvio, por um cálculo estar em polegadas e o outro em pés): a distância do salto em altura é exatamente 1/4 da distância do salto à distância!
Veja:
15 × DB - 25 (altura)
60 × DB - 100 (distância)
15 × DB - 25 (altura)
60 × DB - 100 (distância)
Tenhamos isso em mente enquanto continuamos.
Se repararmos bem, veremos que a cada 10 m a mais de deslocamento básico, temos 6 a mais de distância de salto. A partir destas informações, bolei um cálculo alternativo que retorna valores em metros em vez de centímetros.
DB/2, despreze às frações (arredonde para baixo)
A partir de 11 de DB some +1 a cada 10.
Portanto
De 01 a 10 = DB/2
De 11 a 20 = DB/2 +1
De 21 a 30 = DB/2 +2
Etc.
De 01 a 10 = DB/2
De 11 a 20 = DB/2 +1
De 21 a 30 = DB/2 +2
Etc.
Salto em altura será esse resultado / 4 (não arredondado desta vez)
Obs.: dá pra notar que eliminei o -1 do original aqui. O caso é, tanto o fato de eu colocar uma progressão de DB × 0,5 em vez de 0,6, junto com o arredondar para baixo, eliminaram a discrepância causada por isso. E a adição periódica de +1 m elimina a discrepância que haveria em deslocamentos maiores.
A princípio pode parecer que não haverá diferença entre alguém com DB 4 ou DB 5, ambos saltam 2m, mas haverá, pois quando o personagem corre antes de saltar, pode adicionar a distância percorrida ao DB antes de fazer o cálculo. E o valor máximo que se pode adicionar dessa forma é igual ao próprio DB.
Então alguém com DB 4 que corra antes irá saltar como se tivesse DB 8 (4m) enquanto alguém com DB 5 irá saltar como se tivesse DB 10 (5m).
E era essa conta que eu iria apresentar a vocês, mas, ao escrever esse parágrafo, notei algo ainda mais interessante surgir desse cálculo: A distância do salto após correr é exatamente igual ao Deslocamento básico! mas, dessa vez, o bônus é a partir de 6 e a cada 5 de DB
De 01 a 05 = DB
De 06 a 10 = DB+1
De 11 a 15 = DB+2
De 01 a 05 = DB
De 06 a 10 = DB+1
De 11 a 15 = DB+2
Etc.
E é isso.
E é isso.
Se preferir uma tabela pra consultar:
Os valores de salto despreparado/parado/correndo (d/p/c) são:
DB , salto em distância d/p/c; salto em altura d/p/c
+0
+0
DB 1, salto em distância 0/0/1; salto em altura 0/0/25
DB 2, salto em distância 0/1/2; salto em altura 0/25/50
DB 3, salto em distância 0/1/3; salto em altura 0/25/75
DB 2, salto em distância 0/1/2; salto em altura 0/25/50
DB 3, salto em distância 0/1/3; salto em altura 0/25/75
DB 4, salto em distância 1/2/4; salto em altura 25/50/100
DB 5, salto em distância 1/2/5; salto em altura 25/50/125
DB 5, salto em distância 1/2/5; salto em altura 25/50/125
+1
DB 6, salto em distância 1/3/7; salto em altura 25/75/175
DB 7, salto em distância 1/3/8; salto em altura 25/75/200
DB 8, salto em distância 2/4/9; salto em altura 50/100/225
DB 9, salto em distância 2/4/10; salto em altura 50/100/250
DB 10, salto em distância 2/5/11; salto em altura 50/125/275
DB 7, salto em distância 1/3/8; salto em altura 25/75/200
DB 8, salto em distância 2/4/9; salto em altura 50/100/225
DB 9, salto em distância 2/4/10; salto em altura 50/100/250
DB 10, salto em distância 2/5/11; salto em altura 50/125/275
+2
DB 11, salto em distância 3/6/13; salto em altura 75/150/325
DB 12, salto em distância 3/7/14; salto em altura 75/175/350
DB 13, salto em distância 3/7/15; salto em altura 75/175/375
DB 14, salto em distância 4/8/16; salto em altura 100/200/400
DB 15, salto em distância 4/8/17; salto em altura 100/200/425
DB 12, salto em distância 3/7/14; salto em altura 75/175/350
DB 13, salto em distância 3/7/15; salto em altura 75/175/375
DB 14, salto em distância 4/8/16; salto em altura 100/200/400
DB 15, salto em distância 4/8/17; salto em altura 100/200/425
+3
DB 16, salto em distância 4/9/19; salto em altura 100/225/475
DB 17, salto em distância 4/9/20; salto em altura 100/225/500
DB 18, salto em distância 5/10/21; salto em altura 125/250/525
DB 19, salto em distância 5/10/22; salto em altura 125/250/550
DB 20, salto em distância 5/11/23; salto em altura 125/275/575
DB 17, salto em distância 4/9/20; salto em altura 100/225/500
DB 18, salto em distância 5/10/21; salto em altura 125/250/525
DB 19, salto em distância 5/10/22; salto em altura 125/250/550
DB 20, salto em distância 5/11/23; salto em altura 125/275/575
+4
DB 21, salto em distância 6/12/25; salto em altura 150/300/600
Etc.
P.S¹.: Para o valor de corridas parciais, basta Somar DB com a Distância Percorrida antes do salto e calcular o valor de salto parado como se esse novo valor fosse o DB.
P.S.².: Caso o personagem possua a perícia salto, poderá usar seu metade de seu NH em Salto (arredondado para baixo) no lugar de DB nas contas e tabelas acima.
P.S.³.: Caso o personagem possua a ST tão elevada que ST/4 seja maior que DB, pode-se usar uma regra opcional (presente no MB) que permite substituir DB por ST/4 (arredondado para baixo) no lugar de DB nas contas e tabelas acima.
P.S.4.: caso queira considerar a carga, faça como diz a regra opcional no quadro de regras opcionais para salto na página 356. E arredonde o resultado pra baixo.
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