No Dungeon Fantasy 3 há mais uma regra específica para guerreiros diminutos, que não é compatível com a do Low tech, mas irei citar aqui, como um bônus ao final. Usei essa a regra pra puxar a tabela retirada do low tech até MT-6 (ela ia até MT-4). O padrão na tabela é, em todo caso, perceptível, podendo prosseguir para ambos os lados além dos limites indicados.
REDIMENSIONANDO EQUIPAMENTOS
Melhor arranjar um equipamento apropriado ao seu tamanho, não? |
Vestuário, equipamento de suporte à vida e itens pessoais semelhantes assumem um usuário do tamanho de um adulto normal (MT 0). Ao comprar equipamentos para indivíduos maiores ou menores, multiplique o custo, peso e necessidade de energia por um fator que depende do modificador de tamanho do usuário:
MT Fator
MT -6 ×1/100MT -5 ×1/50
MT -4 ×1/20
MT -3 ×1/10
MT -2 ×1/5
MT -1 ×1/2
MT +1 ×2
MT +2 ×5
MT +3 ×10
MT +4 ×20
MT +5 ×50
MT +6 ×100
MT +7 ×200
MT +8 ×500
MT +9 ×1,000
MT +10 ×2,000
REDIMENSIONANDO ARMAS
Precisava de uma espada maior, mas não tanto assim! |
Essas
regras são projetadas para fornecer a lutadores, gigantes ou minúsculos, armas
de tamanho enorme ou diminuto - não para serem realistas. Elas redimensionam as
armas para o ST necessário para empunhá-las em vez de para o comprimento.
Selecione
uma arma de uma lista de armas e siga estas etapas para dimensioná-la:
1) MT
- Escolha o MT do usuário pretendido e consulte a linha relevante da Tabela de Armas e Armaduras (abaixo).
2) Dano
- Se o bônus de dano da arma for +1 ou mais, multiplique-o pelo fator na coluna "Dano (+1 ou mais)"; arredonde para cima as frações de 0,5 ou mais, mas para baixo frações menores.
- Se a arma não tiver nenhum bônus, ou tiver uma penalidade de dano, em vez disso, adicione o número na coluna "Dano (0 ou menos)".
3) ST
- Multiplique o ST da arma pelo fator na coluna "Dano (+1 ou mais)", arredondando qualquer fração até o próximo ST mais completo.
4) Peso e custo
- Multiplique o peso e o custo base pelo fator na coluna "Peso".
5) Alcance
- Multiplique o Alcance da arma pelo fator na coluna "Alcance", tratando C como 0,5. Se o resultado for 1 ou mais, arredonde frações de 0,5 ou mais para cima, mas para baixo frações menores; se for 0,5 ou menos, tratá-lo como C. Para um intervalo de valores de Alcance, faça isso para ambas as extremidades.
Usando armas de tamanho enorme ou diminuto
Qualquer
um pode usar uma arma se possuir a ST mínima, independentemente de tamanho. Mas,
se a arma é para um MT diferente do seu próprio, sua empunhadura pode ser muito
pequena ou demasiado larga - e se a arma é para alguém maior, seu comprimento
será desajeitado, também. Aplique uma penalidade de habilidade igual à
diferença SM.
Empunhaduras especialmente
ajustadas podem remover a penalidade de habilidade para uma diferença de MT de
um ponto, mas não para uma disparidade maior. Multiplique o custo básico por 1,5.
Altenativamente, a arma pode simplesmente ter sido feita para uma ST diferente, sem ter sido feita para um MT diferente, nesse caso, mantenha o alcance inalterado. Considere, nesse caso, alterar a qualidade (módulo Básico Personagens, página 274) para refletir uma arma mais densa ou mais frágil.
REDIMENSIONANDO ARMADURAS
Haja cobre para um caoacete tão grande! |
Selecione
a armadura MT 0 que você deseja dimensionar e siga estas etapas:
1) MT
- Escolha o MT do usuário pretendido e consulte a linha relevante da Tabela de escalonamento de armas e armaduras (abaixo).
2) Peso e Custo
- Multiplique o peso e o custo base pelo fator na coluna "Peso".
3) RD
- RD é inalterada.
- Para armaduras de diferentes espessuras, aumente o peso e o custo básico em 50% para cada +1 na RD (RD máxima até NT 5 é 14. Qualquer RD acima de 10 só costuma ser usada em capacetes e no torso).
- Em caso de NT 4 ou mais, a armadura pode ser de aço, aumentando a RD em 1, mantendo o peso, mas multiplicando o custo por 5.
- Para uma RD menor, pode considerar como uma armadura barata, reduzindo a RD em 1, mantendo o peso e multiplicando o custo por 0,4
A espada de duas mãos que você queria está pronta, senhora generala das fadas. |
Tabela de redimensionamento de armas e armaduras |
|||||
MT |
ST do usuário típico |
Dano
|
Dano
|
Peso |
Alcance |
-6
|
1
|
0,1
|
-1
|
0,01
|
0,2
|
-5
|
2
|
0,2
|
-1
|
0,04
|
0,3
|
-4
|
3
|
0,3
|
-1
|
0,09
|
0,4
|
-3
|
4
|
0,4
|
-1
|
0,16
|
0,5
|
-2
|
5
|
0,5
|
0
|
0,25
|
0,6
|
-1
|
8
|
0,8
|
0
|
0,64
|
0,9
|
0
|
10
|
1
|
0
|
1
|
1
|
+1
|
15
|
1,5
|
+1
|
2,25
|
1,3
|
+2
|
25
|
2,5
|
+1
|
6,25
|
1,8
|
+3
|
35
|
3,5
|
+2
|
12,25
|
2,3
|
+4
|
50
|
5
|
+3
|
25
|
2,9
|
+5
|
75
|
7,5
|
+4
|
56,25
|
3,8
|
+6
|
100
|
10
|
+5
|
100
|
4,6
|
Explicando a tabela:
A Tabela
de redimensionamento de armas e armaduras pega a ST típica de alguém do MT
escolhido (Isto é 5 × altura final em metros) e dimensiona o peso do equipamento
a sua BC, de modo que o estorve na mesma medida que a versão de tamanho regular
faz a alguém com MT 0. Embora não completamente realista, isso se ajusta bem à
fantasia. A matemática:
• O MT
determina a altura através da Tabela de Modificador de Tamanho (módulo Básico Personagens, página 19).
• A Força
típica do usuário é 5 × (altura em metros), arredondado para cima.
• “Dano
(+1 ou mais)” é Força típica do usuário / 10.
• “Dano
(0 ou menos)” é escolhido para suavizar a progressão.
•
Peso é o quadrado de (Força típica do usuário / 10).
• O alcance
é a raiz cúbica do Peso. Armadura terá a mesma espessura, independentemente de MT.
Para o dano de armas com modificador de dano 0 ou negativo, para MT maior que MT+6, talvez seja interessante consultar a regra alternativa do Blog My GURPS, pois na explicação da tabela não há exatamente um padrão definido. Por outro lado, o alcance parece uma referência razoável, pois possui valores similares, ora arredondado para cima, ora arredondado para baixo. Ou simplesmente +1 de dano para cada +1 de MT. De resto, use as orientações da explicação da tabela para expandi-la. Para baixo, a ST típica de um ser com MT-6 já é 1, o que com o -1 já irá dar um dano de 0, então, provavelmente, um personagem desse tamanho ou menor terá outras formas de ataque ou não estará focado em atacar. Ou, pelo menos, usará uma arma com modificador +1 ou mais para atacar, tornando a coluna "Dano (0 ou menos)" essencialmente irrelevante para seres tão diminutos.
Considere ainda que, se o ferreiro ou artesão não estiver acostumado a fazer equipamentos do tamanho desejado ou se possui um tamanho diferente daquele da arma, ele pode estar sujeito a uma penalidade em sua perícia (-1 por diferença de MT para mais ou para menos me parece razoável, mas você pode adotar outra abordagem), que possivelmente será compensado com um maior tempo de produção, que será compensado também pela cobrança de um preço maior (Considere que as regras do Dungeon Fantasy, abaixo, já levam isso em conta. Assim como as regras do blog my gurps parecem levar isso em conta também). Se a diferença de MT for muito grande (e ele não costumar fazer esse tipo de serviço), talvez ele nem tenha as ferramentas adequadas, o que poderia fazer demorar ainda mais, custar ainda mais caro e/ou reduzir a qualidade ou ainda inviabilizar totalmente o trabalho. 1 MT de diferença para mais ou para menos provavelmente não será muito problemático, mas diferenças maiores podem ser mais problemáticas. Enfim, há vários fatores aqui que poderão afetar o preço e que o mestre deverá levar em consideração: Se há artesãos do tamanho do personagem, se há artesãos acostumados a fazer equipamentos daquele tamanho, quantos desses tipos de artesão há em relação ao todo (se forem poucos, o preço ainda pode ser mais caro, por ele ser um especialista e cobrar mais caro pelo monopólio ou oligopólio).
Fazer armaduras tão pequenas é difícil, mas eles pagam bem. Onde eles arranjam tanto ouro é que eu não sei. |
Uma opção para RD muito elevada para seres diminutos, é também só autorizar certos tipos de armadura para certos tamanhos ou nem permitir armaduras para os muito pequenos (as armaduras seriam tão frágeis que seriam como roupas comuns diante das armas e, portanto, dimensionadas como tais.
Por fim, para o alcance, não se esqueça de somar o alcance aumentado do braço do atacante de MT maior que 0 (quadro na página 402 do Módulo Básico Campanhas).
Ah, e recomendo ao mestre que for usar essas regras a preparar uma lista de equipamentos disponíveis com suas características e custos e disponibilidade, com antecedência, se possível. Ou o jogador poderá fazer uma encomenda e os cálculos seres feitos entre uma seção e outra.
BÔNUS 1: REGRA do DUNGEON FANTASY para armas e armaduras com MT <0
Armaduras: use a regra de Redimensionando equipamentos para MT menor que 0, mas o custo permanece o mesmo e espessura diminui: reduza -1 na RD da armadura para cada -1 no MT do usuário, no mínimo 0 (seres diminutos precisariam de armaduras de RD originalmente elevadas ou armaduras com encantamentos).Armas: Alcance, peso e ST mínima possuem ajustes próprios, mas não colocarei aqui para evitar sobrecarga de informação. Os fatores não divergem muito dos da tabela de redimensionamento de armas e armaduras no final deste tópico. Então, se você quiser usar esta regra, simplesmente use esta tabela ou consulte o dungeon fantasy 3 para o valor exato (só tem para MT -1, -2, -4 e -6). O dano tem uma penalidade igual ao MT. Custo pode ser igual ao de MT 0, mantendo a eficiência das armas ou pode ser ajustado de acordo com o peso, ficando mais barato, mas a arma passa a ser menos eficiente, ganhando um multiplicador de RD de acordo com o MT, que pode ser igual a ×2 (MT-1), ×5 (MT-2 ou -3) ou ×10 (MT-4 ou menos) e, no caso das armas à distância, essa redução de eficiência se reflete na distância, que passa a ser menor do que o esperado para a ST (multiplique a distância pelo fator alcance).
P.s.: No original alguns multiplicadores de custo aparecem como cost factor (CF), mas, como esse conceito não aparece no básico, transformei em multiplicadores simples aqui.
ResponderExcluirEm uma postagem futura eu talvez explique como funciona e no que difere de simplesmente ir multiplicando em sequência os diversos elementos que compõem o preço.