terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Revisitando a tão famosa regra de cavar


O seu personagem é um pirata querendo enterrar um tesouro? Um coveiro enterrando um corpo? Um mineiro atrás de metais e pedras preciosas? Um anão fazendo um novo quarto mas montanhas pro filho que vai nascer? Um elfo paleontólogo buscando a ossada fóssil de um antigo dragão lendário? Um arqueólogo em busca da oculta entrada de um templo antigo? Um camponês fazendo uma vala pra levar água pras suas plantações e animais? Um caçador de tesouros atrás de uma relíquia enterrada? Um necromante exumando corpos para criar novos aliados? Um cachorro escondendo seus ossos? Uma toupeira? Um soldado construindo uma trincheira? Um rei ordenando a construção de um fosso em torno do castelo? Alguém construindo um poço para a vila poder ter água pra beber? Um gigante cavando uma armadilha pra pegar um elefante pro jantar?

Como vemos, há muitos motivos pelos quais você poderia precisar cavar algo. Em alguns momentos, vai bastar se dizer que você cavou e pronto. Mas em outros momentos é importante saber se o seu personagem conseguiria fazer tudo o que você pretende no tempo que tem disponível, ou saber de quanta ajuda ele vai precisar.

E é para esses momentos que existe a regra para cavar em Gurps.

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Quem tiver comparado a regra de cavar no GURPS original em inglês com a versão nacional da Devir, talvez tenha percebido que a regra foi traduzida errada (considera a base de carga como ST*ST/5, enquanto na versão nacional o certo é ST*ST/10). Além de ficar com valores muito mais quebrados que no original (tudo bem que 1 pé cúbico é igual a 0.02831685 metros cúbicos, mas, ei(!) quem é que vai parar no meio do jogo pra fazer continhas com números tão quebrados?!

Sério! Enquanto no original se fala que um homem é capaz de escavar terra normal em um ritmo de BC pés³/h ("a man can dig BL cf/hr."), a versão nacional fala que "um homem é capaz de escavar (0,028 x BC) m3/h.". Bem menos amigável, não? (além de se basear em um cálculo errado da BC).

Então, que tal arredondar (como ocorre com as demais unidades de medida em gurps), converter direito e usarmos litros em vez de metros cúbicos?

Aqui estarei corrigindo a regra presente no Campanhas nacional.
E a seguir apresentando uma opção de cálculo alternativa (que retorna o mesmo resultado, mas requer menos cálculos, pois utiliza valores já na tabela de carga).
A conversão utilizada aqui foi:
1 pé cúbico = 30 Litros
1 metro cúbico = 35 pés cúbicos
1 metro cúbico = 1.000 Litros
Então:
Para converter de litros (L) pra pés cúbicos (ft³), divida por 30.
Para converter de pés cúbicos (ft³) pra metros cúbicos (m³), divida por 35.
Para converter de litros (L) para metros cúbicos (m³), divida por 1.000.
Para converter de metros cúbicos (m³) para litros (L), multiplique por 1.000.
Para converter de metros cúbicos (m³ )pra pés cúbicos (ft³), multiplique por 35.
Para converter de pés cúbicos (ft³) pra litros (L), multiplique por 30.


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Escavação (Original Corrigida)
O ritmo de escavação depende do tipo de solo, da Base de Carga do escavador (ou seja, ST × ST/10) e da qualidade das ferramentas disponíveis.
Terra Fofa, Areia, etc: uma pessoa pode cavar BC × 120 litros por hora (L/h).
Terra Comum: Um homem pode cavar BC × 60 L/h. Um homem com uma picareta pode terminar BC × 240 L/h, tornando-se em terra fofa, que é mais fácil de remover. A maneira mais eficiente de cavar é com uma pessoa com uma picareta e duas pessoas cavando atrás dela.
Terra Dura, Argila, etc.: deve ser quebrado em primeiro lugar por uma picareta, a um ritmo de BC × 120 L/h. e em seguida, escavado a um ritmo de BC × 120 L/h. Uma pessoa solitária com pá e picareta pode remover apenas BC × 36 L/h – ela perde tempo alternando entre as ferramentas. 
Rocha Dura: Deve ser quebrada por uma picareta a um ritmo de BC × 60 L/h. e em seguida, escavado a um ritmo de BC× 60 L/h.
Todo o exposto acima pressupõe o uso de ferramentas de ferro ou aço! 
Divida o ritmo por 2 para o caso de uso de ferramentas de madeira (comuns em TL5 e abaixo).
Divida o ritmo por 4 (ou mais) para o uso de ferramentas improvisadas ou das próprias mãos.
Tempo necessário e custo de fadiga
Para encontrar o tempo necessário para escavar um determinado buraco, encontre o volume em litros multiplicando 1.000 × altura × largura × profundidade (tudo em metros). Em seguida, divida o número de litros pelo ritmo de escavação para encontrar as horas de trabalho necessárias.
Cada hora de trabalho custa 1 PF para terra fofa, 2 PF para terra comum, 3 PF para terra dura e 4 PF para pedra dura.

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Escavação (Alternativa, baseada nos Níveis de Carga)
O ritmo de escavação depende do tipo de solo, da Base de Carga (BC) do escavador (ou seja, ST × ST/10) e da qualidade das ferramentas disponíveis.
  
O Ritmo, em Litros por hora, é de:
BASE DE CARGA  Ritmo> Terreno Custo em Fadiga
Nenhuma (0)  = BC   > Rocha Dura 4 PF/h (precisa do uso de picareta)
Leve (1)     = 2xBC > Terra Dura 3 PF/h (precisa do uso de picareta)
Média (2)    = 3xBC > Terra Normal 2 PF/h
Pesada (3)   = 6xBC > Terra Fofa 1 PF/h
  
Ferramentas aumentam o ritmo:
  • Ferramentas improvisadas: Até × 05
  • Ferramentas de madeira:       × 10 (Comum até NT 5)
  • Ferramentas de ferro/aço:     × 20
RITMO DE ESCAVAÇÃO EM EQUIPE:
  1. Some o ritmo de escavação dos participantes com pás.
  2. Some o ritmo de escavação dos participantes com picaretas (se houver).
  3. O ritmo de escavação será o menor dos dois ritmos.
PICARETAGEM:
  • TERRA NORMAL (2 PF/h) pode ser quebrada com picareta, em um ritmo de terra fofa x2, para em seguida ser escavada como terra fofa (1PF/h). A equipe seria de 1 pessoa com picareta a cada 2 pessoas com pás.
  • TERRA DURA (3 PF/h) deve ser quebrada com picareta, em um ritmo de terra fofa, para em seguida ser escavada como terra fofa (1PF/h). A equipe seria de 1 pessoa com picareta a cada  1 pessoa com pá.
  • ROCHA DURA (4PF/h) deve ser quebrada com picareta, em um ritmo terra normal, para em seguida ser escavada como terra normal (2PF/h). A equipe seria de 1 pessoa com picareta a cada 1 pessoa com pá.

OBS.: Não é necessário o uso de picareta na terra normal, nem recomendado no caso de alguém trabalhando sozinho (só o deixaria mais lento), mas, no trabalho em equipe, ela aumenta o ritmo de escavação.

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TEMPO DE ESCAVAÇÃO:
Sabendo o ritmo de escavação, é só calcular o tempo ou volume normalmente.
  
T = tempo
V = volume em litros
R = Ritmo de escavação
 
T=V/R (para calcular o tempo, sabendo o volume necessário)
V=T*R (para calcular o volume sabendo o tempo disponível)
R=V/T (para calcular o ritmo necessário sabendo o volume necessário e o tempo disponível)
   
OBS.:
1 cm³ = 1 ml = 0,001 L
1 dm³ = 1 L
1  m³ = 1 kL = 1.000 L
PORTANTO:
Se medir o tamanho do buraco em centímetros, encontre o volume em litros multiplicando altura × largura × profundidade / 1.000 (tudo em centímetros).
Se medir o tamanho do buraco em decímetros, encontre o volume em litros multiplicando altura × largura × profundidade (tudo em decímetros).
  
Se medir o tamanho do buraco em metros, encontre o volume em litros
multiplicando altura × largura × profundidade × 1.000 (tudo em metros).


2 comentários:

  1. É uma bela explicação e parabéns pelo Blog.

    Essa regra para cavar é a que eu mais ouço quando alguém quer falar que o GURPS é difícil e que tem cálculo para tudo. E é verdade, tem cálculo para tudo, e é isso que faz do sistema bom. Se você quer jogar algo zuado vai jogar D&D ou 3D%T. Hahaha!

    Abraço.

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